Post by Walace Pires on Aug 18, 2017 23:01:57 GMT -3
LPO001 - Comunicação e Expressão - Ana Lúcia - Aula: 1 – Apresentação - Horas: 1 2 3 e 4 – 09-08-17 – Quarta-Feira
O anexo contem o conteúdo abaixo com melhor tabulação.
Professora informou que a apresentação da disciplina, plano de Ensino, ementa, critérios de avaliação e previsão de datas estão na área da disciplina no SIGA.
Ementa
Visão geral da noção de texto. Diferenças entre oralidade e escrita, leitura, análise e produção de textos de interesse geral e da administração: cartas, relatórios, correios eletrônicos e outras formas de comunicação escrita e oral nas organizações. Coesão e coerência do texto e diferentes gêneros discursivos.
Objetivo
Identificar os processos linguísticos específicos e estabelecer relações entre os diversos gêneros discursivos para elaboração de textos escritos que circulam no âmbito empresarial; desenvolver hábitos de análise crítica de produção textual para poder assegurar sua coerência e coesão.
Cargas
Semanais 4
Teóricas 2
Práticas 2
Total 80
Notas de aula:
Será ensinado sobre os tipos de texto:
Exemplos:
Romântico
Acadêmico
Tecnológico
Qualquer tipo de texto
- Análise e desenvolvimento de sistemas: ênfase no texto tecnológico
Faremos um seminário acadêmico
Normas ABNT
Nova ortografia desde 2012 – Obrigatório na Academia
Livro indicado para leitura: Auto responsabilidade - Paulo Vieira - R$20
Em e-mail “Att” não existe. Correto: Atenciosamente
Coesão (Palavras a serem usadas para a ideia que se quer passar) Vs Coerência (ao escrever, estar em tempo com o texto e com a realidade do mundo).
Segundo a Wikipédia em 18-08-2017:
Coerência e coesão textuais são dois conceitos importantes para uma melhor compreensão do texto e para a melhor escrita de trabalhos de redação de qualquer área.
A coesão trata basicamente das articulações gramaticais existentes entre as palavras, as orações e frases para garantir um bom sequenciamento de eventos. A coerência, por sua vez, aborda a relação lógica entre ideias, situações ou acontecimentos, apoiando-se, por vezes, em mecanismos formais, de natureza gramatical ou lexical, e no conhecimento compartilhado entre os usuários da língua.
Coesão
É a conexão que liga elementos no texto (palavras, orações, períodos, parágrafos), que cria harmonia entre os elementos de um texto.
Exemplo:
Gabriel estuda. Gabriel trabalha. (esse exemplo não é coeso, pois não estabelece uma conexão) Gabriel estuda e trabalha. (Corrigindo o exemplo, agora ele está coeso, pois adicionamos o e).
Coerência
Coerência é a propriedade do texto que permite que se construa sentido a partir dele, estabelecendo relação entre suas partes e entre o próprio texto e a situação de sua ocorrência.
Aquele garoto não gosta de futebol e, portanto, fica chamando seus amigos para jogar (incoerência, porque quem não gosta de um esporte evita praticá-lo).
Fanático por futebol, o pai de João obriga o filho a jogar. Mas aquele garoto não gosta de futebol e, portanto, fica chamando seus amigos para jogar. Assim, ele pode ficar a um canto enquanto os amigos jogam, e a algazarra que fazem dá ao pai a falsa impressão de que o filho está se divertindo (coerência restabelecida por acréscimo de informações ou contexto, ficando assim coerente para os leitores/ouvintes).
Nesta disciplina teremos um trabalho em grupo. Um seminário.
Seis pessoas por grupo para o seminário
Seminário deverá seguir as normas da ABNT
Obedecendo
Propriedade intelectual
Citações longas e curtas
Referencias bibliográficas
Entrevista com uma pessoa que trabalha na área de atuação do curso (análise e/ou desenvolvimento de sistemas).
Requisito de trinta a quarenta páginas.
Deverá contemplar dentre outros, basicamente o seguinte:
Área de atuação
Leque de oportunidades, nível salarial.
Pesquisa salarial de cada nível da carreira nessa área (Ex.: Estágio, Trainee, Junior, Pleno, Sênior).
Abordar certificações.
Data limite do trabalho? Quem souber/quando souber, favor responder ao tópico com essa informação.
Estudo de caso
Professora: “-Fazer em grupo, e trabalhar em grupo “na marra”“.
Após esse “na marra”, pedi a professora que verificasse a possibilidade de oferecer suporte e orientação para que sejamos assertivos no trabalho em grupo. Oferecendo nos, dentre outras possibilidades, boas práticas para trabalhar em grupo a fim de que não seja “na marra”.
Prova 1 27/09
Prova 2 Em novembro
Porém as datas são apenas uma previsão.
As datas irão variar de acordo com o rendimento da aplicação da disciplina.
Mais leitura indicada: Blikstein, Izidoro: Como falar em público.
E-mail da professora: shadra_2@hotmail.com
Atenção! Para a aula do dia 23. Nós alunos temos que vir para a aula com duas atividades concluídas!
São as seguintes!
Responder ao questionário do link abaixo e salvar o resultado.
Objetivo: Traçar o perfil de aprendizado majoritário da turma a fim de que seja aplicada uma abordagem de ensino de acordo com esse perfil. (Exemplos de resultado: prático, reflexivo, pragmático.
Link.: www.lantec.fe.unicamp.br/questionario
Leitura do livro: Técnicas de Comunicação Escrita
Com essas demandas a disciplina se apresenta como a com maior obrigação de atividade extraclasse até o momento.
O anexo contem o conteúdo abaixo com melhor tabulação.
Professora informou que a apresentação da disciplina, plano de Ensino, ementa, critérios de avaliação e previsão de datas estão na área da disciplina no SIGA.
Ementa
Visão geral da noção de texto. Diferenças entre oralidade e escrita, leitura, análise e produção de textos de interesse geral e da administração: cartas, relatórios, correios eletrônicos e outras formas de comunicação escrita e oral nas organizações. Coesão e coerência do texto e diferentes gêneros discursivos.
Objetivo
Identificar os processos linguísticos específicos e estabelecer relações entre os diversos gêneros discursivos para elaboração de textos escritos que circulam no âmbito empresarial; desenvolver hábitos de análise crítica de produção textual para poder assegurar sua coerência e coesão.
Cargas
Semanais 4
Teóricas 2
Práticas 2
Total 80
Notas de aula:
Será ensinado sobre os tipos de texto:
Exemplos:
Romântico
Acadêmico
Tecnológico
Qualquer tipo de texto
- Análise e desenvolvimento de sistemas: ênfase no texto tecnológico
Faremos um seminário acadêmico
Normas ABNT
Nova ortografia desde 2012 – Obrigatório na Academia
Livro indicado para leitura: Auto responsabilidade - Paulo Vieira - R$20
Em e-mail “Att” não existe. Correto: Atenciosamente
Coesão (Palavras a serem usadas para a ideia que se quer passar) Vs Coerência (ao escrever, estar em tempo com o texto e com a realidade do mundo).
Segundo a Wikipédia em 18-08-2017:
Coerência e coesão textuais são dois conceitos importantes para uma melhor compreensão do texto e para a melhor escrita de trabalhos de redação de qualquer área.
A coesão trata basicamente das articulações gramaticais existentes entre as palavras, as orações e frases para garantir um bom sequenciamento de eventos. A coerência, por sua vez, aborda a relação lógica entre ideias, situações ou acontecimentos, apoiando-se, por vezes, em mecanismos formais, de natureza gramatical ou lexical, e no conhecimento compartilhado entre os usuários da língua.
Coesão
É a conexão que liga elementos no texto (palavras, orações, períodos, parágrafos), que cria harmonia entre os elementos de um texto.
Exemplo:
Gabriel estuda. Gabriel trabalha. (esse exemplo não é coeso, pois não estabelece uma conexão) Gabriel estuda e trabalha. (Corrigindo o exemplo, agora ele está coeso, pois adicionamos o e).
Coerência
Coerência é a propriedade do texto que permite que se construa sentido a partir dele, estabelecendo relação entre suas partes e entre o próprio texto e a situação de sua ocorrência.
Aquele garoto não gosta de futebol e, portanto, fica chamando seus amigos para jogar (incoerência, porque quem não gosta de um esporte evita praticá-lo).
Fanático por futebol, o pai de João obriga o filho a jogar. Mas aquele garoto não gosta de futebol e, portanto, fica chamando seus amigos para jogar. Assim, ele pode ficar a um canto enquanto os amigos jogam, e a algazarra que fazem dá ao pai a falsa impressão de que o filho está se divertindo (coerência restabelecida por acréscimo de informações ou contexto, ficando assim coerente para os leitores/ouvintes).
Nesta disciplina teremos um trabalho em grupo. Um seminário.
Seis pessoas por grupo para o seminário
Seminário deverá seguir as normas da ABNT
Obedecendo
Propriedade intelectual
Citações longas e curtas
Referencias bibliográficas
Entrevista com uma pessoa que trabalha na área de atuação do curso (análise e/ou desenvolvimento de sistemas).
Requisito de trinta a quarenta páginas.
Deverá contemplar dentre outros, basicamente o seguinte:
Área de atuação
Leque de oportunidades, nível salarial.
Pesquisa salarial de cada nível da carreira nessa área (Ex.: Estágio, Trainee, Junior, Pleno, Sênior).
Abordar certificações.
Data limite do trabalho? Quem souber/quando souber, favor responder ao tópico com essa informação.
Estudo de caso
Professora: “-Fazer em grupo, e trabalhar em grupo “na marra”“.
Após esse “na marra”, pedi a professora que verificasse a possibilidade de oferecer suporte e orientação para que sejamos assertivos no trabalho em grupo. Oferecendo nos, dentre outras possibilidades, boas práticas para trabalhar em grupo a fim de que não seja “na marra”.
Prova 1 27/09
Prova 2 Em novembro
Porém as datas são apenas uma previsão.
As datas irão variar de acordo com o rendimento da aplicação da disciplina.
Mais leitura indicada: Blikstein, Izidoro: Como falar em público.
E-mail da professora: shadra_2@hotmail.com
Atenção! Para a aula do dia 23. Nós alunos temos que vir para a aula com duas atividades concluídas!
São as seguintes!
Responder ao questionário do link abaixo e salvar o resultado.
Objetivo: Traçar o perfil de aprendizado majoritário da turma a fim de que seja aplicada uma abordagem de ensino de acordo com esse perfil. (Exemplos de resultado: prático, reflexivo, pragmático.
Link.: www.lantec.fe.unicamp.br/questionario
Leitura do livro: Técnicas de Comunicação Escrita
Com essas demandas a disciplina se apresenta como a com maior obrigação de atividade extraclasse até o momento.